HRD LogBook

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Cabedelo-PB

Porto de Cabedelo


Por do Sol - Praia do Jacaré

Altar principal da Igreja Matriz

Início da rodovia Transamazônica


Cabedelo está localizado na região metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba (06º 58' 51"S 34º 50' 02"O). Com uma área de 31,42 Km², tendo uma forma singular, com 18 quilômetros de extensão por 3 quilômetros de largura. Sua população é de aproximadamente cinquenta mil habitantes, chegando a triplicar no período de alta estação (Novembro, Dezembro, Janeiro até meados de Fevereiro).
Fundada em fins do século XVI, na década de 1580, quando se edificou Cabedelo, esta pertencia ao município de João Pessoa. Através da Lei nº 283, de 17 de março de 1908, teve autonomia, ficando o povoado elevado à vila. Perdendo os foros de vila e município, por Lei Estadual nº 676, de de 20 de novembro de 1928, a qual anexou o seu território ao município da Capital.
Em divisão administrativa de 1933 voltava a figurar como distrito do município de João Pessoa. Com a Lei Estadual nº 1631 de 12 de dezembro de 1956 mais uma vez voltava Cabedelo à categoria de município, compondo-se de um único distrito. Aquele diploma legal cria a Comarca, por desmembramento da Capital, cuja instalação do novo município estava prevista para 4 de abril de 1959 sendo, contudo instalado a 31 de janeiro de 1957.
Cabedelo é uma cidade portuária e fica numa península entre o Oceano Atlântico e o Rio Paraíba. Seu nome vem da expressão latina "capitellu", que significa "pequeno cabo".
Um dos ícones da cultura cabedelense é o Movimento de Música Popular de Cabedelo - MUSIPOC, presidido pelo músico Tadeu Patrício, dentre outros músicos como Valdir Melo, Marcos Matias, Marlene Santos, Marcos Patrício, Rômulo Lima, Ronaldo Araújo...
O município está localizado na zona fisiográfica do litoral paraibano (93). Possuindo aproximadamente 15 quilômetros de costa com praias urbanizadas. Tendo ainda, do lado oeste, toda costa no estuário do rio Paraíba, onde parte destas praias se encontra em áreas de mangues. A Ilha da Restinga é parte integrante do município.
O clima é quente e úmido, com temperatura máxima de 35°C e mínima de 22°C. As chuvas começam geralmente em abril e terminam em julho. A vegetação é bastante diversificada, apresentando faixas de Mata Atlântica, coqueirais e manguezais. Em relação ao Meio Ambiente, Cabedelo está pedindo socorro, pois falta conscientização ambiental da população e dos órgão públicos.
A Fortaleza de Santa Catarina reúne muito da cultura, a origem da cidade e de seu povo. As visitas são sempre acompanhadas por guias turísticos que contam com detalhes as nuances do lugar.
A Praia do Poço, conta com boa estrutura turística para passeios e lazer, barcos e jangadas que levam à Areia Vermelha.
A Praia de Intermares, também conhecida como Mar do Macaco, é uma das praias de surf do litoral sul, onde são realizadas várias etapas de campeonatos de surf. Nela, o Projeto Guajiru acompanha a desova das tartarugas marinhas.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: